HISTÓRICO

A Escola de Capoeira Angola Resistência tem suas raízes no Centro Esportivo de Capoeira Angola, criado em 23 de fevereiro de 1941 na cidade de Salvador/BA, sob a liderança do Mestre Pastinha, um dos maiores responsáveis pelo reconhecimento, preservação e instituição de um modelo de organização da capoeira. Com o seu falecimento em 1981, seu aluno João Pereira dos Santos deu continuidade ao trabalho com a Academia de João Pequeno de Pastinha – Centro Esportivo de Capoeira Angola.

Em 1987, Mestre Topete ingressa no primeiro núcleo de raízes do CECA no Estado de São Paulo na cidade de Indaiatuba. Em 1989, Contra-Mestre Topete se integra a este núcleo, vindo posteriormente a estabelecer outros núcleos do trabalho de seu Mestre nas cidades de Sumaré, Hortolândia e Campinas. Em 22 de novembro de 2013, é formado à Mestre, por Mestre Bahia, durante o 4º Encontro Cultural de Capoeira Angola.

Desde 14 de maio de 2004, Mestre se faz presente com seu trabalho, no qual recebeu apoio de João Nunes da Costa, presidente da ACCAMP. Em 05 de dezembro de 2013, após quase 10 anos com seu trabalho no Terminal Central de Campinas, é contemplado com um novo espaço, que será liberado após as reformas de revitalização do antigo CEASINHA (Central).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s